quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

DICA DA SEMANA

                                      CLAMIDIOSE

Também chamada PSITACOSE, ORNITOSE, FEBRE DOS PAPAGAIOS

Causada pela bactéria Clamydophila psittaci , parasita intracelular. É  uma doença considerada zoonose (transmitida de animais para o homem).
Essa doença é extremamente comum em criações de psitacídeos, sendo  de fácil contágio e disseminação.
Os sintomas nas aves são bastante inespecíficos, dificultando o diagnóstico, podendo o animal, portar a bactéria, ser assintomático e transmití-la.
Geralmente acomete o sistema respiratório e digestivo, causando secreções nasais, conjuntivite,diarréia. A ave torna-se anoréxica, emagrece rapidamente e pode chegar a óbito.
A disseminação e contaminação se dá através do ovo, da regurgitação dos pais quando alimentam filhotes,  inalação de aerossóis das fezes contaminadas.
Por ser uma doença  na maioria das vezes assintomática e muitas vezes de resultado NEGATIVO no exame de fezes já que a bactéria é eliminada de forma esporádica,  a ave  continua reproduzindo, é passada a outros criadores,  disseminando a bactéria.
O método mais eficaz de detecção da CLAMÍDIA é através da PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), que utiliza o DNA extraído de fezes,  secreção nasal, swab de coana/orofaringe ou sangue.

Quando ocorre uma baixa na imunidade  por estresse, muda, mau manejo, reproduções repetidas, filhotes em desmame, e outros,  há o favorecimento à manifestação clínica da doença, que até então era assintomática. O tratamento é feito com antibióticos.

A Clamidia sobrevive vários meses nas fezes e secreções das aves que foram depositadas no ambiente. A sobrevida é de até 8 meses em sujeira de gaiola, aproximadamente 2 meses em alimentos e rações das aves e ainda por 2 a 3 semanas em superfícies duras.

É imprescindível higiene máxima em gaiolas, vasilhas, ninhos, poleiros, brinquedos, alimentos. Água e detergente na lavação e desinfecções com amônia quaternária devem ser ROTINA em qualquer criação. A melhor opção é a PREVENÇÃO.



CLAMIDIOSE EM HUMANOS

De alta incidência em aves,  a Chlamydophila psittaci   é de baixa incidência em humanos e a infecção é normalmente branda, porém pessoas com o sistema imune comprometido, doentes, idosos e crianças, a gravidade aumenta. Os sintomas são parecidos aos de uma gripe/resfriado: febre, calafrios, dores de cabeça, fraqueza, fadiga e sinais de doença respiratória  Sendo uma doença pouco diagnosticada em humanos, qualquer pessoa que tenha contato com aves de estimação e que apresente os sintomas persistentemente deve procurar um Médico Infectologista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário