PSICTACÍDEOS - CARACTERÍSTICAS GERAIS


                    CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino:  Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem Psittaciforme
Famílias:  Psittacidae, Strigopidae e Cacatuidae

Distribuem-se pela zona tropical do globo, de onde se irradiam a áreas subtropicais e até áreas frias como a Patagônia.

Formam casais monogâmicos fixos, que podem persistir por toda a vida. Vivem em bandos, geralmente, sem contudo trocar de parceiro (a).

TEMPERAMENTO 

A preferência por viver em bandos, ter a companhia de outros, levam os psitacídeos a  criar com o ser humano uma relação de amizade, baseada na confiança e no companheirismo, demonstrando imenso prazer em fazer parte da vida familiar das pessoas.
Reconhecem o dono, seguem-no, ficam alegres e demonstram essa alegria quando o vê. 


Possuem facilidade de imitar sons, palavras, usando até mesmo a mesma entonação de voz da pessoa.

Características físicas particulares

- pés zigodáctilus: 2 dedos para trás e 2 dedos para frente, o que lhes confere maior facilidade de se equilibrar em objetos, galhos, e também de se locomover escalando árvores, viveiros, poleiros.

Reparem as posições dos dedos






- bico curvo, em forma de gancho, mandíbula muito forte, capaz de quebrar sementes duras e descascá-las, sustentar o peso do corpo, são apoio para escalarem





- Anel perioftálmico carnoso





Família  Cacatuidae : inclui cerca de 21 espécies compreendendo as cacatuas(Cacatua spp.) e a calopsita (Nymphicus hollandicus ). Sua distribuição geográfica é  restrita à Austrália e ilhas vizinhas. Como características distintivas, as aves dessa família apresentam uma crista móvel e plumagem de cores simples.




Obs: as calopsitas das fotos acima pertencem ao VILLAZOO. A cacatua da foto acima foi tirada da internet, não pertence ao VILLAZOO

Família Psittacidae: abrange cerca de 332 espécies como as araras, papagaios, periquitos, maritacas. São aves distribuídas pela zona tropical e subtropical.


                                          RING NECK

                                      ROSELA  EXIMIUS






                                             

Loriidae: com cerca de 54 espécies, representados pelos lóries ( Trichoglossus spp.,Eos spp.), são aves oriundas da Austrália, Nova Guiné e de outras ilhas vizinhas. Possuem aparência muito similar aos periquitos, porém são normalmente mais coloridos. Apresentam a ponta da língua comprida e áspera, que é utilizada para lamber pólen e néctar de que se alimentam, podendo também comer frutas e alguns insetos.
Ao contrário das aves que se alimentam apenas de grãos, os lóries não conseguem estocar alimento no papo. Seu sistema digestivo é adaptado a refeições líquidas, sendo assim seus excrementos são mais aquosas e espirram a uma distância de 30cm.

                               LÓRIS MOLUCANUS







                                                             LÓRIS BAILARINO
       
                                   


                                         LÓRIS ORNATUS


TEMPERAMENTO 

Esse  é o motivo que nos levou a criar  psitacídeos pois de maneira geral, são aves inteligentes, sociáveis, muito interativas, companheiras, bonitas, coloridas.

Possuem facilidade de imitar sons, palavras, usando até mesmo a mesma entonação de voz da pessoa.

O ring neck  do vídeo é nosso . Chama-se BLU !
video



Nenhum comentário:

Postar um comentário