CALOPSITAS

                                          
                           CALOPSITAS
Nymphicus hollandicus

São aves de origem australiana.
Atingem em torno de 30 cm de comprimento  e  80g a 120 g de peso.
Pode viver até 20 anos em cativeiro. 
Atingem a maturidade sexual por volta de 1 ano de idade
Botam em média 3 a 6 ovos, que são chocados por 21 dias . 
Na natureza são encontradas na cor cinza. Com a domesticação, e manipulação do homem, surgiram inúmeras mutações (cores).
São aves curiosas, sociáveis e muito carinhosas, interagindo com facilidade com o ser humano.



ALIMENTAÇÃO
    
Mistura de sementes: alpiste, painço branco, painço vermelho,  aveia sem casca, cânhamo, girassol (pouco). 
Procure sementes de boa qualidade, limpas, sem pó,
Milho verde: oferecer 2 vezes por semana. Se tiver filhotes,ofereça todos os dias. Não deixe faltar.
Couve, almeirão, salsinha, jiló, maçã, beterraba e cenoura vermelha raladas.
Todos bem lavados e enxaguados
Farinhada ou ração próprias para calopsitas.

                 CUIDADOS  BÁSICOS

Evitar frio, correntes de ar, ventania, chuva, exposição direta ao sol.
Respeitar horário de sono e de descanso. Aves dormem cedo e cochilam durante o dia.
Evitar que fiquem "pegando" nela  por muito tempo. Isso causa cansaço, e consequentemente stress na ave
Oferecer brinquedos próprios para que ela se distraia e  se divirta.
A calopsita é uma ave curiosa, que adora explorar o ambiente , por isso todo cuidado é pouco com fios, tomadas, vaso sanitário, janelas, produtos tóxicos, alimentos humanos, etc.
NUNCA dê alface, causa diarréia.

OBS: NUNCA DEIXE SUA AVE PRÓXIMO A PANELAS COM TEFLON (ANTI ADERENTE) POIS QUANDO AQUECIDO, LIBERA UM GÁS TÓXICO E MORTAL PARA ELA.


                OVOS FÉRTEIS DE CALOPSITA

            Ovo fértil no início do desenvolvimento.
              Pode-se ver os vasos sanguíneos            


                        FASE MAIS AVANÇADA. VISUALIZAÇÃO DO FILHOTE
                                         



                             DOENÇAS


             Nesse ítem , estão descritas algumas doenças mais comuns nas calopsitas.

CLAMIDIOSE : também chamada PSITACOSE
Causada pela bactéria Clamydophila psittaci . é uma doença considerada zoonose (transmitida de animais para o homem).
Essa doença é extremamente comum em criações de calopsitas, de fácil contágio e disseminação.
Os sintomas nas aves são bastantes inespecíficos, dificuldando o diagnóstico, podendo o animal, portar a bactéria, ser assintomático e transmití-la.
Geralmente acomete o sistema respiratório e digestório, causando secreções nasais, conjuntivite,diarréia. A ave torna-se anorexica, emagrece rapidamente e pode chegar a óbito.
A disseminação e contaminação se dá através do ovo, da regurgitação dos pais quando alimentam filhotes, , inalação de aerossóis das fezes contaminadas.
Por tratar-se de zoonose, o cuidado ao adquirir uma ave nunca é demais. Verifique sempre que possível, onde a ave vive, a higiene do local, o tratamento dispensado ao plantel.

COCCIDIOSE : Extremamente contagiosa. Causada´pelo protozoário Coccidea, que multiplica-se rapidamente no intestino das aves, roubando boa parte dos nutrientes.
Com o avanço da doença o parasita destrói as células intestinais, ocorre alterações nas fezes, a ave emagrece, para de voar. Nessa fase, dificilmente a ave se salvará.
Recomenda-se tratamento preventivo periódico.

VERMINOSES : Assim como os cães e gatos, aves devem ser vermifugadas, com medicamentos adequados à sua espécie.
É importantíssimo a limpeza das intalações, gaiolas/viveiros, utensílios, poleiros. De nada adianta a vermifugação sem higiene do local em que vivem.
Proceder à vermifugação a cada 6 meses, e para aves de criatórios a cada 4 meses.

SALMONELLOSE: Causada pela bactéria Salmonella sp.
A contaminação se dá através da ingestão de água e alimentos contaminados, por inalação de aerossóis das fezes.
Aves de vida livre, podem transmitir a aves em cativeiro.
Os sintomas são inespecíficos: letargia, depressão, convulsão, problemas na reprodução, morte súbita.

ASPERGILOSE : Seu agente é o fungo Aspergillus sp, sendo encontrado com frequência em psitacídeos (aves do bico torto).
Esses fungos podem viver no organismo da aves, sem causar dano algum, porém sob condições propíceas (stress, doenças, má aliemntação), podem determinar doenças respiratórias.
Situações que propiciam o crescimento do agente:
-  frequente inalação de fumaça de cigarro
- ambientes com ventilação deficiente
- ambientes com temperatura elevada
-  umidade elevada
Sinais da doença: inespecíficos, pois a evolução é lenta, porém podem ocorrer mudança ou perda da voz, falta de ar, morte.

DOENÇA DOS BICOS E DAS PENAS : Doença crônica, causada por um circovírus. A maioria dos papagaios, pombos, ring necks, araras, periquitos, são suscetíveis a ela.
Infecta aves com mesnos de 3 anos de idade. Transmitida através da mãe para o ovo ou diretamente aos filhotes. Pode ser transmitida também através de escamas das penas, fezes secas, forração dos ninhs, alimentação, etc.
Sintomas: distrofia e perda de penas, juntamente com deformidade do bico.
A ave pode morrer de 6 a 12 meses aoós o início dos sintomas.


A higiene com as instalações, utensílios, poleiros, deve ser impecável.



  

22 comentários:

  1. adoro este tipo de pássaro.. eu tenho um casal kiko e kika so que estou triste porque eles não conseguem acasalar direito e ja é a terceira vez que jogo os ovos fora, estou tentando outra vez mas acho que tb não vai dar certo pois ela bota os ovos mesmo sem estar fecundado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elvira! Para sabermos a causa de suas calopsitas não reproduzirem, farei algumas perguntas a você: a primeira coisa a se pensar é se realmente é 1 casal. Você tem certeza? Os ovos que você jogou fora estavam inférteis, ou tinham embriões mortos dentro? Quantos dias ficaram chocando? Os pais cuidaram dos ovos, mantendo-os aquecidos? Como é a alimentação oferecida a elas? Creio que nos passando essas informações, podemos começar a estudar suas topetudas. Abs Raquel

      Excluir
  2. Boa noite pessoal!
    Preciso de um help.
    Tenho uma fêmea arlequim reverso e queria tirar filhotes reverso dela também. Mas sei que para isso preciso de um macho reverso, não é isso? O problema é que não consigo um reverso em lugar nenhum, ninguém tem. Vocês tem algum disponível para venda? Se sim, qual o valor dele?

    Desde já agradeço pela ajuda.

    Wendell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Wendell, olhei no criatório e temos apenas 1 macho reverso , solteiro. Não vamos dispor dele agora. Se quiser, assim que tivermos filhotes reversos machos , entraremos em contato.

      Excluir
  3. Boa noite meu nome é luiz e estou iniciando uma criação de calopsita, gostaria de saber se poço criar mais de um casal de calopsitas no mesmo viveiro se elas convivem e chocam no mesmo viveiro, quanto custa um casal de suas calopsitas? No inicio coloquei juntos um casal de agapornis mas notei que elas agrediam as calopsitas então tive que separa las das calopsitas fiz certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luiz! Os agapornis são territorialistas, chegando mesmo a serem agressivos com aves de outras espécies. Podem até mesmo serem agressivos entre si dependendo do espaço. Calopsitas são tranquilas e bem sociáveis. Podem ser criadas em colônia, se reproduzem dessa forma, mas pode ocorrerem brigas por causa de ninho. Dois ou mais casais podem se interessar pelo mesmo ninho. Vou olhar se posso disponibilizar algum casal de calopsita, pois vendemos alguns há 3 meses.

      Excluir
  4. Há disponível calopsita macho na cor arlequim canela pérola cara branca com até uns 5 meses de idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, no momento, as que temos com essas características, são filhotes mansos e já estão reservados. Temos filhotes nos ninhos. Aricos , não temos disponíveis

      Excluir
  5. eu tenho uma calopsita canela so que nao sei se é femea ou macho , se eu ti mostrar a foto vc sabera?

    ResponderExcluir
  6. OLA AMEI TUDO QUE VI E LI. GOSTARIA D SABER O QUE É REVERSO.NÃO CONSIGO ENTENDER ESTA LINGUAGEM PODEM ME EXPLICAR , OBRIGADA AGUARDO
    NOVIDADES ADORARIA RECEBER NO MEU EMAIL CEMASSANO@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calopsitas reversos são as que as cores das penas são ao " contrário", grosseiramente falando. A maioria das arlequins possuem a maior parte das penas escuras e poucas penas claras (amarelas ou brancas). As reverso possuem a maior parte das penas claras e menos penas escuras.

      Excluir
  7. Raquel, boa noite.
    Falei contigo hoje a tarde e gostaria de saber qual a previsão de disponibilidade de uma calopsita MACHO ARLEQUIM CANELA mansa e qual o preço. Obrigado José Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde José Carlos! Para entrega imediata não tenho nenhuma calopsita, porque vendemos todas as que tínhamos no natal. Temos algumas na papinha e outras nos ninhos. Tenho canela arlequim, mas não sabemos ainda o sexo porque não fizemos o exame de sexagem por DNA. O valor é R$ 190,00.

      Excluir
  8. Calopsitas reversos são as que as cores das penas são ao " contrário", grosseiramente falando. A maioria das arlequins possuem a maior parte das penas escuras e poucas penas claras (amarelas ou brancas). As reverso possuem a maior parte das penas claras e menos penas escuras.

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu tenho um casal onde o macho é cara branca cinza e a fêmea é lutino, igual da última foto. Ela já botou 3 ovinhos. Gostaria de saber que cor serão os filhotes fêmeas e machos. Obrigada, Natália.

    ResponderExcluir
  10. OI BOA TARDE MEU NOME É ELISÂNGELA GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA AMANSAR MINHA CALOPSITA? E SABER SE ELA OU ELE É UM MACHO OU UMA FÊMEA, TÊM DUAS BOLINHAS DE CADA LADO DA COR LARANJA E AS SEGUINTES CORES BRANCA CINZA E AMARELO.OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Elisangela. Qual a idade da sua calopsita? Se já for adulta, é praticamente impossível amansá-la. Quanto ao sexo, pelo que me falou , sua calopsita é arlequim. Só com exame de sexagem por DNA. At Raquel

      Excluir
  11. Boa noite presciso comprar um casal reverso pronto pra criar e um casal albinos vcs tem?

    ResponderExcluir